segunda-feira, dezembro 04, 2006

Cadernos da Casa Morta



Quando comecei a ler pareceu-me um livro "pouco interessante". mas, à medida que avançava, a leitura tornava-se agradável.

Dostoiévski é sem duvida um mestre na arte de escrever. E podemos comprová-lo em CADERNOS DA CASA MORTA. Descreve os horrores da Rússia Cesarista, em relação aos homens que se opunham ao seu regime; descreve à pobreza no seio da população, e muito mais.

A narrativa passa-se dentro de uma prisão. E aqui, podemos chegar a várias conclusões relativamente ao tratamento de um recluso - são homens como nós - merecem ser tratados com respeito. Os castigos corporais perpetuados por homens sedentos de fúria, sem amor ao próximo são exemplos desse tratamento desumano.

Porém também, existem situações engraçadas desenvolvidas por certos prisioneiros.

De toda a narrativa tocou-me mais a descrição da Sibéria no Verão, quem poder imaginar que leia.

Como qualquer livro bom existem também disabores. É muto extenso em certas situações que só tornam a leitura esforçada. Quando queremos saber mais sobre um determinado fio condutor "Leitura" a narrativa termina.

Mais fica aqui uma nota 14. Descobrir este escritor é ao mesmo tempo descobrir um mundo novo, bastante antigo para nós, mas não se esqueçam que tudo se passou ao virar do século 19. Era uma esquina. E agora o quê é?

3 comentários:

Totoia disse...

Li dele o Jogador e sinceramente não gostei.

Jubylee disse...

Eu comecei a ler Dostoievski quando saiu o primeiro livro dessa nova colecção, "Crime e Castigo". Já há muito que andava para ler algo dele e que melhor do este? Eu gostei bastante e estou a tentar acompanhar a ordem de saída e ler por fim toda a colecção. Ainda só fiquei pelo "Eterno Marido" e estou a ver se consigo começar "Os Irmãos Karamazov". Penso que Dostoievski é um escritor incontornável e é uma pena não ser mais lido pelas nossas bandas - se fosse só Dostoievski, estavamos nós bem... Deste autor não conhecia mais do que os nomes que toda a gente tem em mente, como "Crime e Castigo" ou o "Idiota", mas penso que as pequenas novelas são também muito interessantes. Ainda não me desiludi com nenhum.

Alien David Sousa disse...

Do Dostoiévski só li um livro...mas ainda tenho tempo ;)
Saudações alienígenas