segunda-feira, março 01, 2010

EM BUSCA DO PREMIUM

Qaundo entrei para o ensino superior, foi a pensar num mundo infinito de "KNOWLEDGE" e "KNOW HOW". Realmente encontrei-o. E será disso que irei contar.
Li hoje a entrevista de Passos Coelho. Dos outros candidatos li alguma coisa. E a conclusão: um acusa o outro. Porquê? Politiquices. Será esta a minha resposta.
A três anos atrás ou quatro, Passos Coelho surgiu como alternativa à liderança do PSD. Mas eu já dizia a minha colega de carteira que este jovem, não ganharia contra Manuela Ferreira Leite. E acertei. Naquela altura tudo jogava à favor de Manuela.
As ideias de Passos Coelho, para um jovem socialista e habituado a não pagar a água, e que depois vê-se na obrigado a ter de pagar são-no um tanto terríveis. Já me passo a explicar. Se o Estado contratualizar com um agente privado para prestar um serviço público, e este serviço for a água, milhares de pessoas ficarão sem ela. Por causa dos preços.
É muito lindo sermos defensores do mercado, acreditar que o mercado funciona perfeitamente sem a intervenção do Estado. Como dizia um dos meus professores: "os políticos antes de se sentarem na cadeira do poder, deveriam antes ler a história. Porque assim deixavam de errar nas mesmas coisas".
Outra das ideias, passa pela redução do Estado. Aqui entraria em certos acordos e desacordos. Mas para já fica apenas um ponto assente. Sim, reduz-se o Estado. Apoia-se as empresas que queiram desenvolver funções naquale sector específicos da economia. Depois veremos situações de injustiça social escandalosas, mercê da busca de lucros rápidos. E mais, quem acham que pagará os custos, pelo facto de as empresas contratualizadas não atingirem os Lucros. Agora sim, esboço um sorriso, mas tremido.Nós! As privatizações do Sector Público em outras bandas deram para o torto. Mercê do agravamento dos custos.
Será que o País está preparado para mais um falhanço, mais um agravamento do déficit?
Passos Coelho irá ganhar! Nisto não tenho dúvidas. Pelo simples facto de estar a trabalhar a mais tempo que os outros candidatos.
Para o País? Mas tarde direi.

Sem comentários: