sábado, agosto 04, 2007

Inteligência Emocional


Daniel Goleman é psicólogo de renome, jornalista e consultante incorporado.
Brindá-nos com este seu livro, teórico, sobre como encarar a inteligência emocional.
Ao longo do livro, Daniel Goleman, apresentá-nos imensos exemplos de pessoas que incapazes de controlar os seus temperamentos buscaram ajuda e conseguiram.
A grande questão, e apesar de haver muitas, penso que se centra na importância da inteligência emocional.
Muitas pessoas na escola não apresentam grande motivação, nem grande quantidade de inteligência, será isto tão importante para, se, conseguir um bom emprego?
Hoje em dia nas entrevitas somos bombardeados por perguntas, testes de personalidade, capacidade de controlo sobre nós mesmos, capacidade de trabalhar em grupo, etc. São exemplos da grande importância da gestão da emoção.
É importante ou não a inteligência? Claro que sim. Mas a inteligência por si só não domina a nossa personalidade, o nosso temperamento. É necessário criar uma inteligência emocional Por forma, a garantir esta gestão da emoção.
Escrito de forma suave sem grandes vocabulários técnicos. Uma ferramenta de ajuda.

3 comentários:

Alien David Sousa disse...

Alberto, ora aí está um livro que já me chamou a atenção.

"importância da inteligência emocional."

E digo-te mais, hoje em dia a personalidade de um individuo - mesmo que este não tenha um QI do outro mundo - pode ditar o seu futuro.
A postura com que este se apresenta numa entrevista, como falavas, a forma como consegue cativar o outro, conta!, e muito.

Nos dias de hoje, não chega ser inteligente é mesmo necessário trabalhar o outro lado. Os terrestres são seres emocionais, e quanto mais depressa aprenderem a dominar todas as suas facetas, the better! ;)

Saudações alienígenas

Topo de Gama disse...

Li bastantes excertos desse livro durante a faculdade.. Talvez pela necessidade que havia em "explicar-nos" o poder e a importancia da adaptaçao e das reacçoes que temos..

Acho ke foi um dos conceitos mais "capazes" que aprendi qd estudava..

Bruno Fehr disse...

O tema que deu origem a este livro é mais um daqueles, "sacos de dinheiro", como:

Dicionários de nomes, a influência de um nome na personalidade, etc, etc.

Tudo livros interessantes de ler, nem que seja para criticar.

Como é possível desenvolver uma inteligência que não se tem? A criança nasce e já tem uma inteligência pré-definida. Inteligência lógiga, analítica, emocional, abstrata, etc.

Se a minha inteligência é lógica, não a poderi nunca transformar em emocional!